Incêndio atinge área de vegetação em Quintão por mais de 24 horas

Equipes do Corpo de Bombeiros de duas cidades foram acionadas para combater as chamas

Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

Desde o final da tarde de sexta-feira, por volta das 17h, um incêndio atinge uma área de vegetação próxima à Lagoa da Cerquinha, em Quintão, quase no limite com Magistério, no Litoral Norte. Equipes de bombeiros de Cidreira e Tramandaí estão combatendo as chamas – eles passaram toda a madrugada de sábado trabalhando – e a fumaça pode ser observada a uma grande distância.

O local fica próximo a residências, mas medidas de segurança foram tomadas para que elas não sejam atingidas pelo fogo. Não há feridos.

O capitão Acunha, do Corpo de Bombeiros de Tramandaí, explicou que não há como saber se o incêndio é criminoso ou não. Na sexta-feira existiam dois focos, mas um deles, em Magistério, já foi debelado. “Não temos ideia de como o incêndio começou, mas por ter havido dois focos, é uma grande possibilidade”, analisou o oficial.

De acordo com ele, o fogo se propagou por causa da vegetação local, mata de pinos, onde começou o incêndio, chegando aos juncos. “O vento foi um grande culpado e atingiu esta vegetação, muito seca”, disse. Os combatentes estão utilizando duas retroescavadeiras e ainda tem duas equipes trabalhando manualmente. “As casas próximas estão sendo cuidadas para que não sejam atingidas”, afirmou o capitão, mostrando um caminhão-tanque com uma mangueira pronta para ser utilizada em caso de risco. “Bem que poderia vir uma chuva forte, para nos ajudar a acabar com isso”, pediu.

Um dos moradores locais, Carlos Augusto Santos Machado, tem sua residência bem em frente aonde o incêndio está mais forte. “O incêndio começou à tarde, por volta das cinco horas. E quase chegou aqui na minha casa, mas eu peguei uns galhos e fui apagando o fogo. Felizmente deu certo”, contou. Machado acredita que o incêndio seja criminoso: “Eu não tenho como provar, mas vi um homem passar correndo por aqui e logo depois apareceu o fogo. E ele foi em direção a Magistério, e daí surgiu um incêndio lá também. Creio que foi intencional”.