Rubens Bender assume como secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Pasta estava sendo comandada pelo deputado Ruy Irigaray, que retomou seu mandato na Assembleia

Secretário adjunto, Bender assume de forma interina a Sedetur, informou o governador Leite na tarde desta sexta (21/2) - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite confirmou nesta sexta-feira que o economista Rubens Bender, que vinha atuando como secretário adjunto, comandará interinamente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) até a definição do novo titular da pasta. À frente da Sedetur, até esta semana, estava o deputado estadual Ruy Irigaray (PSL), que retomou seu mandato na Assembleia Legislativa.

Com o retonro de Irigaray ao Parlamento, o suplente Rodrigo Lorenzoni (DEM) deixará o Legislativo. O democrata, porém é cotadíssimo para assumir a titularidade da pasta. A definição deve ocorrer depois do Carnaval.

Em fevereiro de 2019, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo ficou sem titular. Dirceu Franciscon (PTB) chegou a administrar a pasta, durante o mês de janeiro, mas tomou posse como deputado e não retornou mais ao Executivo. Em março do ano passado, ele confirmou a saída do governo ao alegar discordância com o corte de salários da equipe, o que confirmou a primeira baixa do governo Leite.

Bender tem experiência internacional. Gaúcho de Porto Alegre, já trabalhou na França e nos Estados Unidos. Atuou, ao longo da carreira, como assessor de marketing internacional do Ministério do Planejamento e diretor de marketing internacional do Carrefour. Trabalha na Sedetur há cerca de um ano.