Justiça suspende demissões que motivaram greve da Petrobras

Fechamento de subsidiária no Paraná é uma das principais pautas da paralisação dos petroleiros, em greve desde o início do mês

greve petroleiros
Foto: Reprodução/FUP

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região do Paraná determinou, nesta terça-feira, a suspensão das demissões na Araucária Nitrogenados (Ansa), subsidiária da Petrobras no Paraná.

A decisão é das desembargadoras Rosalie Michaele Bacila Batista e Thereza Cristina Gosdal. A próxima audiência entre o sindicato que representa a categoria e a estatal deve ocorrer em março.

Na sessão, realizada nesta terça-feira, em Curitiba, as partes não chegaram a um consenso sobre como amortecer o impacto das demissões em massa realizadas pela Ansa, que vai encerrar as atividades. Serão 396 trabalhadores desligados, entre eles funcionários que ingressaram na companhia há 30 anos via concurso público. Também serão demitidos cerca de 600 empregados terceirizados, ampliando o total de dispensas para quase mil.

O fechamento da empresa é uma das principais pautas da paralisação dos petroleiros, em greve desde o dia primeiro deste mês. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que não há decisão sobre suspensão da greve e que o tema vai ser avaliado em reunião nesta quarta-feira.