Primeira parte da temporada final de Las Chicas del Cable mostra que a série já deveria ter acabado

Netflix disponibilizou, na sexta-feira, os cinco primeiro episódios da temporada final. Os outros devem sair ainda neste ano

las chicas del cable
Divulgação.

A Netflix disponibilizou, na última sexta-feira, a primeira parte da 5ª e última temporada de Las Chicas del Cable. Foram liberados os cinco primeiro episódios, os outros devem sair ainda neste ano.

Como já falamos por aqui, Las Chicas del Cable não está empolgando faz tempo. Para mim, as duas primeiras temporadas foram muito boas, embora o roteiro nunca tenha sido um primor. A terceira e quarta temporada fizeram a produção desandar com histórias repetidas, erros de continuidade e arcos muito longos.

Talvez o maior problema de Las Chicas del Cable seja a forma de contar as histórias. Na quinta temporada tudo gira em torno de Sofia, filha de Ángeles. A garota, que foi criada por Lídia e Francisco em Nova Iorque, foge da cidade e se alista para lutar na guerra da Espanha. A partir desse momento tudo vira uma caçada muito longa para tentar resgatar a garota. E toda vez que Lídia está bem próxima, algo acontece e fica cada vez mais difícil. Fica bem arrastado para acompanhar.

A proposta inicial da série, sendo as protagonistas telefonistas, terminou na segunda temporada. Com a guerra da Espanha dando o tom da temporada, a companhia telefônica basicamente não existe mais. O papel das outras personagens, Carlota, Marga e Óscar fica secundário. No entanto, há momentos de destaque, como quando Pablo é obrigado a servir e deixar Marga. Porém, mesmo assim, nada empolga muito. Até Carmen Cifuentes, que eu tinha certeza que estava morta, aparece nos minutos finais do último episódio para atormentar de novo.

O que se pode dizer com certeza é que Las Chicas del Cable deveria ter acabado faz tempo. As histórias se arrastam, personagens andam em círculo e nada se resolve. A gente termina de assistir só na força de vontade mesmo.