Jovem denuncia caso de racismo durante corrida com Uber

Passageiro sugeriu caminho alternativo e motorista disse não confiar "em pessoas de cor"

Foto: Tiago Medina/CP

Um adolescente de 17 anos denunciou um caso de racismo contra um motorista da empresa Uber, em Porto Alegre. O episódio ocorreu na tarde de sábado. Nesta segunda-feira, o garoto – que, por segurança, vai ter a identidade preservada – registrou o boletim de ocorrência na 13ª Delegacia de Polícia.

O jovem fazia o trajeto da casa dele, na avenida Cavalhada, até o BarraShoppingSul quando, no caminho, pediu ao motorista para fazer um caminho alternativo ao do GPS – solicitação frequentemente realizada pelos passageiros e aceita pelos condutores. Foi quando o motorista, segundo o adolescente, se negou a mudar o trajeto dizendo não confiar em gente como ele.

O jovem questionou sobre o que ele se referia e o condutor respondeu que não confia “em pessoas de cor”. Na sequência, parou o carro e o obrigou a descer.

O passageiro conta que denunciou o caso à Uber e que a empresa garantiu ter adotado as providências para evitar que ele venha a viajar de novo com o mesmo motorista. Nas redes sociais, o adolescente questiona como fica a situação de outras pessoas negras que entrarem na mesma situação, e lembra que praticar racismo no Brasil é crime.

Em nota, a empresa lamenta a situação e ressalta que não tolera nenhuma forma de discriminação (veja na íntegra abaixo).

O caso é investigado pela Polícia Civil.

Veja a nota da Uber:

A Uber leva esse tipo denúncia muito a sério e lamenta que essa situação tenha ocorrido na nossa plataforma. A empresa não tolera qualquer forma de discriminação e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app. O caso está sendo apurado e as medidas cabíveis serão tomadas. A empresa está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, nos termos da lei.