Caminhoneiros devem fazer paralisação na quarta-feira

Motoristas foram orientados a não criarem bloqueios de trânsito

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / CP

Caminhoneiros devem fazer uma paralisação na quarta-feira, em todo o país, das 6h às 18h. A informação é do presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Walace Landim. De acordo com o sindicalista, conhecido como Chorão, os motoristas foram orientados a não criarem bloqueios de trânsito. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A paralisação já havia sido marcada. A ideia inicial era permitir o acompanhamento da votação, no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a constitucionalidade da tabela do frete. A sessão, porém, acabou suspensa a pedido da Advocacia Geral da União (AGU).

Uma reunião de conciliação foi agendada para 10 de março pelo ministro do STF, Luiz Fux. O adiamento da votação desagradou os caminhoneiros, que decidiram manter a paralisação em protesto. “A categoria vai parar na quarta-feira em resposta ao descaso do ministro (Fux)”, afirmou Chorão.

O sindicalista disse que Fux não indicou quando o assunto volta à pauta do Supremo. Trata-se do segundo pedido de adiamento de votação do tema feito pelo governo.

A edição de uma tabela de preços mínimos de frete foi uma das principais concessões feitas pelo governo do presidente Michel Temer para encerrar a greve nacional de caminhoneiros, que durou 11 dias. A paralisação, em maio de 2018, causou grave crise de desabastecimento em vários setores e parou o País. O instrumento continua em vigor.

O ministro Luiz Fux é relator de três ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) contra a medida. As ações foram movidas pela Associação do Transporte Rodoviário do Brasil (ATR Brasil), que representa as transportadoras, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).