Grêmio vence o Inter com gol de Diego Souza e classifica para a final do primeiro turno do Gauchão

Centrovante gremista marcou de cabeça aos 46 minutos do segundo tempo

Gre-Nal terminou com a vitória do Grêmio, que garantiu vaga para a final do primeiro turno do Gauchão | Foto: Mauro Schaefer / CP

O Grêmio venceu o Inter, por 1 a 0, na tarde deste sábado, no estádio Beira-Rio, com um gol de Diego Souza nos descontos. Após um jogo bastante truncado, mas com chances para ambos os lados, o Tricolor aproveitou o Colorado com um a menos e venceu, garantindo vaga para a final do primeiro turno do Gauchão. Musto foi expulso com o segundo amarelo ainda no primeiro tempo.

O próximo compromisso do Grêmio é contra o vencedor de Caxias e Ypiranga, que se enfrentam neste domingo por vaga para a final do primeiro turno. O Inter volta aos gramados na quarta-feira, às 21h30min, para iniciar a disputa com o Tolima, na Colômbia, pela vaga para o grupo E da Libertadores.

Grêmio cria oportunidade e tem dois gols anulados por impedimento

O jogo começou com o Inter pressionando o Grêmio em seu campo defensivo e buscando as laterais para tentar furar o bloqueio defensivo de Renato Portaluppi. Porém, foi o Tricolor que teve as duas primeiras chances de gols. Aos quatro minutos, Maicon passou para Alisson, que devolveu de calcanhar para Diego Souza dentro da área. O centroavante bateu rasteiro, mas a bola saiu desviada pela linha de fundo.

A primeira oportunidade do Inter ocorreu aos 24. D’Alessandro se livrou de Lucas Silva com uma “la boba” e cruzou para Guerrero, que cabeceou para trás e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 37, Everton marcou, mas Jean Pierre Lima anulou o lance com a ajuda do VAR devido a um impedimento de Diego Souza, que fez o passe para o gol.

Musto acabou expulso ao puxar a camisa de Diego Souza, que partia em contra-ataque, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, aos 41. Nos descontos, Cortez cruzou para Everton, que chutou para o fundo das redes. Porém, mais uma vez, a arbitragem anulou o lance por impedimento do lateral.

Diego Souza marca no final e classifica o Grêmio para a final

Mesmo com o Grêmio em vantagem numérica, o Inter não desistiu de tentar chegar ao ataque, mas seguia com dificuldade de furar o bloqueio defensivo do Tricolor. Enquanto isso, tentava os contra-ataques para surpreender os donos da casa. Aos sete, Alisson bateu da esquerda de ataque, próximo a grande área, e Marcelo Lomba espalmou. Após esse lance, Renato Portaluppi retirou Maicon, que havia recebido um cartão amarelo, e colocou Thiago Neves.

Aos oito e aos 12, Edenilson finalizou e Vanderlei espalmou. Na primeira, o meia chutou da intermediária e, na segunda, de dentro da grande área, aproximo a linha de fundo. Um minuto depois, D’Ale bateu escanteio da direita de ataque no primeiro poste, Cuesta ganhou dos marcadores e cabeceou próximo ao poste esquerdo de Vanderlei. Aos 15, Boschilia arriscou de fora da área e a bola passou próximo do poste esquerdo da meta do Tricolor.

A reação ocorreu aos 17. Victor Ferraz cruzou da direita de ataque, Thiago Neves cabeceou para o chão e a bola “explodiu” no poste esquerdo de Marcelo Lomba. Três minutos depois, Guerrero serviu D’Alessandro, que puxou para o meia, próximo a grande área, ajeitou e chutou rente ao poste direito do Grêmio. Na sequência, Coudet retirou Boschilia e colocou Marcos Guilherme.

O Colorado voltou a perder boa oportunidade aos 35. Rodinei foi à linha de fundo e cruzou para o meio da grande área, porém, ela passou no meio de Marcos Guilherme e Paolo Guerrero. Um minuto depois, Portaluppi retirou Cortez e promoveu a estreia de Caio Henrique. Aos 43, Pepê recebeu passe próximo a grande área e bateu colocado, à esquerda da meta do Inter. Três depois, D’Alessandro passou para Edenilson na linha da grande área. O meia bateu forte e a bola passou rente ao travessão.

Aos 46 min, o centroavante Diego Souza marcou o gol da classificação do Grêmio. Everton cruzou da esquerda, o atacante saltou sozinho na marca do pênalti e cabeceou no ângulo superior esquerdo de Marcelo Lomba. Três depois, Guerrero cabeceou e Vanderlei fez importante defesa. A bola bateu no poste e ia sobrar para Edenilson, mas Caio Henrique chutou pela linha de fundo.

Gauchão – semifinal do 1º turno

Inter (0)
Marcelo Lomba; Rodinei, Bruno Fuchs, Victor Cuesta e Moisés; Musto, Lindoso, Edenilson e Boschilia (Marcos Guilherme); D’Alessandro e Paolo Guerrero. Técnico: Eduardo Coudet.

Grêmio (1)
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Paulo Miranda e Cortez (Caio Henrique); Lucas Silva (Pepê), Maicon (Thiago Neves), Matheus Henrique, Everton e Alisson; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Diego Souza (46min/2ºT)
Cartões amarelos: Guerrero e Musto (I) & Lucas Silva, Thiago Neves, Maicon e Matheus Henrique (G).
Cartões vermelhos: Musto (I).

Pagantes: 33.347
Total Público: 37.157
Renda: R$ 1.369.495,00

Árbitro: Jean Pierre de Lima.
Auxiliares: Graziane Rocha e Diogo Silva.
Árbitro do VAR: Giuliano Bozzano.