Estiagem: captação no rio Gravataí se mantém suspensa até sábado

Possibilidade de liberação no domingo ainda vai ser avaliada

Foto: Francisco Marodin / DRH Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) informou que a captação de água do rio Gravataí para lavouras e indústrias vai continuar suspensa, entre amanhã e sábado, em função da estiagem. Em reunião na tarde desta quinta, Sema, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Defesa Civil e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) também definiram que, para domingo, ainda vão reavaliar a situação. O próximo encontro ocorre na segunda-feira.

A restrição ao abastecimento humano no rio Gravataí começou, na sexta passada, em função da falta de chuva. A interrupção, aliada às chuvas irregulares do fim de semana, contribuiu para alcançar um nível mais estável do rio que, na tarde dessa terça, havia subido de 1,3 para 1,4 metro, de acordo com medições realizadas nos pontos de monitoramento. Com esse avanço, a Sema e a Fepam liberaram captações diretas, por 24 horas, pelas lavouras e indústrias da região, nessa quarta-feira.

As vistorias envolvem o uso de drones e sobrevoos de helicóptero. Os técnicos devem se deslocar por terra e água, supervisionando os pontos de captação e coibindo ações irregulares.