Sema e Fepam passarão a usar drones na fiscalização do rio Gravataí

Na última sexta-feira, portaria suspendeu captação de água para atividades que não sejam de abastecimento humano

Na manhã desta segunda-feira, equipes Fepam e da Sema fizeram um balanço das ações dos últimos dias. | Foto: Sema / Divulgação / CP

As equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) passarão a utilizar drones para monitorar o rio Gravataí e dar continuidade ao Plano de Emergência de Estiagem. Os equipamentos, que já vêm sendo usados em fiscalizações de rotina, agora vão mapear as empresas que fazem captação de água. Os dispositivos foram adquiridos com recursos do Ministério Público estadual.

Na manhã dessa segunda-feira, equipes da Divisão de Fiscalização Ambiental da Fepam e do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema fizeram um balanço das ações dos últimos dias e decidiram seguir com as vistorias e atividades educativas aos produtores. O objetivo da ação é minimizar os impactos da estiagem e prevenir problemas de abastecimento.

Na última sexta-feira, uma portaria da Sema suspendeu as captações diretas no rio Gravataí para qualquer atividade que não seja abastecimento humano. No último final de semana, os técnicos mapearam e visitaram os principais irrigantes de lavouras licenciados, que fazem uso do maior volume de água. Durante a vistoria, os fiscais constataram que todos deixaram de captar água do rio desde a publicação do documento.

A medida emergencial da Sema alterou o nível do rio Gravataí de crítico para estado de atenção. As captações poderão voltar à normalidade quando o rio sair do nível de alerta. A Bacia Hidrográfica do Gravataí segue em monitoramento permanente. Diariamente, a Sala de Situação da Sema atualiza as medições nos dois pontos de referência.