Exames dão negativo para coronavírus em brasileiros repatriados da China

Site do Ministério da Saúde chegou a publicar que os 24 profissionais que acompanharam a viagem serão liberados, mas em seguida retirou a frase

Foto: TV Brasil / Reprodução

Exames de sangue feitos nos 58 brasileiros mantidos em quarentena em Anápolis (GO) descartaram em todos a presença do coronavírus (Covid-19). Os 34 brasileiros que viviam na China e os 24 tripulantes e profissionais de saúde e de comunicação que acompanharam a viagem de retorno dos repatriados tiveram amostras coletadas no domingo, dia em que chegaram ao Brasil. Os exames foram concluídos nesta terça-feira.

Em entrevista coletiva nesta tarde, o ministério explicou ter aplicado o exame RT-PCR, específico para o vírus que provoca a epidemia na China e que identifica a presença do RNA viral. Em todos os 58, o resultado deu negativo. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse que a pasta já emitiu uma recomendação ao Ministério da Defesa, que coordena a Operação Regresso, mas não quis antecipá-la à imprensa. O site da Pasta, porém, logo após a coletiva, chegou a publicar que os 24 profissionais serão liberados da quarentena, mas continuarão sob monitoramento.

Ao ser questionada pelo Estadão, a assessoria de imprensa do ministério tirou a frase do ar, mantendo somente que todas as pessoas em quarentena não apresentaram sintomas e infecção.