Fiscalização desliga três sistemas de irrigação após Fepam suspender captação de água do rio Gravataí

Falta de chuva restringe uso da água para abastecimento da população

Foto: Francisco Marodin / DRH Sema

Equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) desligaram, neste final de semana, três estruturas de bombeamento e captação de água do rio Gravataí para uso em plantações. Ao todo, foram vistoriadas cinco propriedades.

Devido à falta de chuva e o nível crítico do rio, apenas a captação para o abastecimento à população está mantida. De acordo com Patrícia Moreira Cardoso, diretora adjunta da Sema, a fiscalização busca informar e conscientizar produtores.

A ação ocorreu um dia após a publicação da portaria que suspendeu, por tempo indeterminado, a captação de água na Bacia do Rio Gravataí desde o ponto de captação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no município de Alvorada em direção à nascente até a confluência com a Sanga da Porteira, no limite entre Viamão e Glorinha.

As captações de água para lavouras e indústrias poderão voltar à normalidade quando o rio sair do nível de alerta. A Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí permanece sob monitoramento constante, com medições em dois pontos de referência.