Ato defende gestão pública da Cinemateca Capitólio

Músicos cantaram e artistas com pernas de pau lideraram um cortejo que saiu da praça, atravessou a avenida e promoveu um abraço no prédio

Foto: Isidoro B. Guggiana / Divulgação / CP

Um ato pela manutenção da gestão pública da Cinemateca Capitólio ocorreu nesse sábado, no Centro de Porto Alegre. A manifestação, organizada pela Associação dos Amigos do Cinema Capitólio (AAMICA), começou na Praça Daltro Filho (av. Borges de Medeiros, 1120), em frente ao prédio tombado. Foram colhidas assinaturas a serem anexadas a uma carta que se manifesta contra o modelo de contratualização promovido pela Prefeitura.

Músicos cantaram e artistas com pernas de pau lideraram um cortejo que saiu da praça, atravessou a avenida e promoveu um abraço na Cinemateca. Conforme o presidente da AAMICA, Luiz Antonio T. Grassi, “esse ato de abraço é ato de resistência e também de protesto, porque acreditamos que a cinemateca pode continuar com a gestão pública”. Uma carta foi enviada ao prefeito, via protocolo.

O grupo também planeja entregar a carta pessoalmente ao secretário de Cultura, Luciano Alabrase, nesta semana. Durante o ato, foram colhidas mais assinaturas a serem anexadas ao documento. Ana Luiza Azevedo, do Sindicato da Indústria Audiovisual (SIAV), comentou que, apesar de uma conversa com o secretário de Parcerias Estratégias da prefeitura, Thiago Ribeiro, ter ocorrido e o órgão ter dado um prazo para entidades colaborarem no processo, ela considera o prazo de uma semana muito curto e insuficiente para apresentar uma contraproposta.

Participaram do ato, além de simpatizantes, freqüentadores e estudantes, cineastas e atores. Entre eles, diretores como Emiliano Cunha, Luiz Alberto Cassol, Guilherme Castro e Rogério Rodrigues.

Atores também estiverem presentes, entre eles Mirna Spritzer, Nelson Diniz, Marcos Breda, além de personalidades como a ex-deputada Esther Grossi e a artista visual Zoravia Bettiol.

O evento teve apoio da Associação de Críticos (ACCIRS), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC) e Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV).