Resultado atrasa após erro em lista do Sisu

MEC enviou nota confirmando que a divulgação de aprovados ocorre na segunda

sisu
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Universidades federais de várias regiões do País comunicaram, nessa sexta, terem recebido do Ministério da Educação (MEC) uma lista de espera com erros relativa à segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Horas após o envio, as instituições informaram que o MEC avisou sobre falha e pediu a retenção dos dados até segunda-feira. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O MEC não informou o que provocou o problema na lista de espera nem se apura a responsabilidade pela nova falha no Sisu. A pasta apenas enviou nota confirmando que a divulgação de aprovados ocorre na segunda-feira, sem dizer o motivo. O ministro Abraham Weintraub também não se manifestou. O Sisu é a plataforma do governo que reúne as vagas em universidades públicas do País.

Ao menos oito universidades, incluindo a Federal de Pelotas (Ufpel), no Rio Grande do Sul, publicaram nota nas páginas oficiais explicando que, por causa do erro, a relação dos aprovados não pode ser divulgada.

O Estadão apurou que o erro ocorreu em consequência de mudanças feitas nas regras de acesso à lista de espera. O Sisu permite que o candidato escolha duas opções de curso – até o ano passado, o candidato aprovado na segunda opção podia desistir da vaga para ficar na lista de espera da primeira opção. Neste ano, pela primeira vez, isso não é mais permitido – quem passa na segunda opção não pode entrar na lista de espera da primeira.