Chega a 64 número de casos de coronavírus diagnosticados em cruzeiro japonês

Governo local estabeleceu quarentena de 14 dias para o Diamond Princess, que teve início na quarta-feira

Autoridades confirmaram neste sábado que mais três pessoas a bordo do navio Diamond Princess, que está sob quarentena no Porto de Yokohama, ao sul de Tóquio, contraíram o novo coronavírus.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social realizou testes em 279 dos mais de 3,7 mil passageiros e tripulantes. Os testes foram feitos em qualquer passageiro com sintomas como tosse e febre, assim como turistas que tiveram contato próximo com essas pessoas.

As autoridades informaram que as três pessoas diagnosticadas foram hospitalizadas recentemente. O número de casos no navio sobe, com isso, para 64, excluindo o primeiro paciente de Hong Kong. O ministério declarou que uma pessoa com um problema de saúde pré-existente encontra-se em estado grave.

O Diamond Princess partiu de Yokohama no dia 20 de janeiro. O navio parou em Hong Kong, onde desembarcou um passageiro do Território, de 80 anos, posteriormente diagnosticado com o vírus. A embarcação retornou para Yokohama na segunda-feira passada.

O governo japonês estabeleceu uma quarentena de 14 dias para o Diamond Princess, que teve início na quarta-feira. As autoridades médicas farão testes adicionais de diagnóstico para passageiros idosos e aqueles com problemas de saúde prévios, que são os que correm mais perigo de enfrentar sintomas mais agressivos do vírus.

O número de casos confirmados no Japão está agora em 89, incluindo os 64 do navio de cruzeiro.