Gramado recebe festival de música erudita

Gramado In Concert vai até o próximo sábado e tem apresentações de orquestras, grupos de câmara e solistas, além de oficinas

Foto: Rafael Cavalli

Começou neste fim de semana o VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música. O evento, que ocorre até o próximo dia 15, tem apresentações gratuitas de música erudita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.

A Cerimônia de Abertura aconteceu nessa sexta-feira, no ExpoGramado, com a Orquestra Sinfônica de Gramado. Com regência do maestro Linus Lerner, foram apresentadas obras sinfônicas com solistas professores do festival. O concerto marcou o lançamento oficial do CD gravado pelo maestro Linus com os músicos Ivo Stankov e Lachezar Stankov com a London Royal Philharmonic Orchestra.Formado por piano e violino, o Duo Stankov também fará um concerto e ministrará aulas no festival. Lerner, gaúcho de Novo Hamburgo, é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional orquestra londrina.

A programação terá, ainda, a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia. Serão apresentadas em diversos locais de Gramado, 55 atividades, sendo 45 recitais e concertos e dez do “Conhecendo o Festival”, uma ação pedagógica que proporciona visitas guiadas aos ensaios abertos ao público. Essas apresentações ocorrem de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h.

Entre as novidades deste ano, destaque também para os Concertos Itinerantes, às 16h, em diversos bairros e pontos turísticos da cidade com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, sempre acompanhado do novo “mascote” do evento. Trata-se do Maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke e que tem seu nome em alusão ao Troféu Cosmos, criado pela artista plástica Débora Iron e que tradicionalmente premia o vencedor do Concurso de Composição. Os locais não serão divulgados porque a ideia é realizar apresentações de surpresa.

Segundo os organizadores, o festival vem crescendo a cada ano e a internacionalização já é uma realidade da sexta edição. Além de 20 professores brasileiros, o evento conta com 13 professores internacionais vindos da América Latina, Europa e EUA. As oficinas receberão cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.

São 22 tipos de oficinas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, violão, canto solista/erudito, piano, canto coral e ensino coletivo de cordas, sopro e percussão.

O Gramado in Concert ainda promove dois concursos para estimular à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores. O concurso de composição recebeu um total de 29 inscrições de nove estados brasileiro e selecionou a obra “Alvorecer – Fantasia Sinfônica” do goiano Emanuel Gomes Ferreira e que será apresentada no Concerto de Encerramento.

O festival termina em 15 de fevereiro, às 19h, no Expogramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner. Comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento de Ludwig Van Beethoven a orquestra encerra a sexta edição do festival com a grandiosa 9ª Sinfonia, acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile