Prefeitura de Porto Alegre apresenta plano para enfrentar coronavírus

Plano estabelece níveis de resposta contra o coronavírus em unidades de saúde públicas e privadas em Porto Alegre.

Reunião sobre plano para enfrentar o coronavírus foi promovida pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre | Foto: Robson da Silveira/SMS/PMPA
Reunião sobre plano para enfrentar o coronavírus foi promovida pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre | Foto: Robson da Silveira/SMS/PMPA

Técnicos da Secretaria da Saúde de Porto Alegre se reuniram, na manhã desta sexta-feira, para discutir um Plano de Contingência contra o coronavírus. O grupo é coordenado pelo titular da pasta, Pablo Stürmer, com a participação de representantes de hospitais públicos e privados, além de serviços privados e entidades de saúde.

De acordo com a Prefeitura da Capital, o plano tem cinco níveis de resposta, que vão de zero a quatro. No nível zero, não há casos confirmados. Atualmente, a cidade se encontra nesse patamar. O nível um é marcado pelo primeiro caso confirmado de viajante; uma ocorrência confirmada de transmissão local altera o nível para número dois. A gradação prossegue no nível três, quando a transmissão é sustentada na cidade. Por fim, o nível quatro do plano contra o coronavírus se caracteriza pelo limite da capacidade instalada.

Caso suspeito

A cidade de Porto Alegre já notificou uma suspeita, informada pela Vigilância Municipal ao Ministério da Saúde. O paciente é um bebê de sete meses que reside com a família na China e que passou pela cidade. O comunicado foi feito na terça-feira (4), quando foi coletada amostra de secreção respiratória enviada para exames laboratoriais. A investigação prossegue. O paciente está com a família em outro município gaúcho, com recomendação de permanecer em isolamento respiratório, ficando em casa até a melhora dos sintomas. Em todo o Rio Grande do Sul, há três casos suspeitos.

A coordenadoria municipal de Urgências apresentou aos participantes os fluxos de atendimento a suspeitas de pacientes doentes. O protocolo se dirige a unidades de Atenção Primária, prontos-atendimentos e emergência de hospitais. Um site foi disponibilizado com informações aos profissionais e à sociedade.