Prefeitura da Capital prevê que PPP solucionará problemas de saneamento básico

Secretário de Serviços Urbanos explicou aparecimento de uma mancha escura junto ao talude do Arroio Dilúvio

Foto: Diana Mendel / Rádio Guaíba

A Prefeitura de Porto Alegre prevê que a realização de uma Parceria Público-Privada (PPP) irá solucionar os problemas de saneamento básico da cidade. Em entrevista à Rádio Guaíba, na manhã desta sexta-feira (07), o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, ressaltou que o contrato para estudo do projeto que vai definir a modelagem para a prestação de saneamento básico e a universalização do esgotamento sanitário já está em andamento.

“A gestão Marchezan firmou com o BNDES uma Parceria Público-Privada (PPP) do nosso sistema de esgoto de Porto Alegre. Vamos buscar a universalização. É um investimento bilionário onde vamos buscar 100% da captação e tratamento de esgoto”, afirma Ramiro Rosário.

Imagens aéreas captadas, nessa quinta-feira, mostram uma mancha escura de esgoto saindo do Arroio Dilúvio e desaguando no Guaíba. De acordo com o secretário, esse problema ocorre de forma recorrente no verão e se deve ao descarte irregular de esgoto cloacal dos bairros que acabam saindo ao longo do Dilúvio. “Isso se deve ao período do ano em que nós estamos, onde fica mais evidenciado esse descarte irregular de esgoto cloacal dos bairros, tanto no sistema de drenagem de Porto Alegre quanto nos nossos arroios, explica.

Segundo o Executivo, Porto Alegre trata apenas 54% do seu esgoto. O restante vai diretamente para o sistema de drenagem e os valões existentes na cidade. A previsão é que o estudo do BNDES seja concluído ainda neste ano.