Confusão é registrada no Estádio Nacional, durante Universidad x Inter

Protestos começaram no intervalo da partida e se estenderam ao longo de toda a segunda etapa, com confronto entre torcedores e a polícia chilena

Foto: Reprodução / Twitter / CP

Uma confusão se registrou do lado de fora do Estádio Nacional, em Santiago, durante o jogo entre Universidad do Chile x Inter, válido pela ida da segunda fase da pré-Libertadores, no empate em 0 a 0. A briga entre os “carabineros”, a polícia chilena, e torcedores, começou no intervalo e seguiu durante toda a etapa final da partida, mesmo com a bola rolando dentro do estádio.

A confusão é reflexo da instabilidade política e social vivida no Chile desde o ano passado. A situação se agravou na semana passada, quando um torcedor do Colo Colo morreu atropelado por um caminhão da polícia chilena. Desde então, diversos protestos ocorrem em estádios do país, já que as torcidas exigem a paralisação do futebol.

Cerca de 25 a 30 manifestantes estiveram no confronto contra a polícia. A confusão ocorreu na parte externa, e se agravou com arremesso de pedras dentro do pátio do estádio. A polícia reprimiu com a utilização de jatos de água e balas de borracha.

Ao longo do segundo tempo, mais protesto: faixas contra o presidente Sebastián Piñera foram exibidas, uma delas chamando o mandatário de assassino, responsabilizando-o pelas mortes no país.

Durante a partida, também houve um princípio de confusão. Aos 38 minutos do segundo tempo, um torcedor invadiu o campo e arremessou uma cadeira em campo. A torcida ameaçou iniciar um confronto contra a polícia, mas os agentes contornaram o incidente. O jogo chegou a ficar dois minutos paralisado.

Próximo ao fim da partida, a situação se agravou. Um incêndio de grandes proporções começou na parte de trás de uma das goleiras, na arquibancada sul do estádio. O jogo voltou a ser paralisado, por mais dois minutos, por conta do fogo.

O jogo de volta entre Inter x Universidad de Chile acontece na próxima terça-feira, às 19h15min, no Beira-Rio. Quem vencer, avança à terceira fase da pré-Libertadores. Em caso de empate sem gols, pênaltis. Em caso de empate com gols, a La U avança por conta do critério de gols marcados fora de casa.