Governo vai repatriar brasileiros de Wuhan, epicentro do coronavírus

O Ministério da Defesa elabora plano de voo de aeronave, possivelmente fretada, que trará brasileiros da China. No Brasil, eles ficarão em quarentena

China proibiu circulação de trens e aviões a partir de Wuhan, procurando isolar seus 11 milhões de pessoas para conter a doença contagiosa | Imagem: Divulgação/Pixabay
Foto: Divulgação/Pixabay

O governo vai repatriar os brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus. Eles, assim como o restante da metrópole, estão confinados desde que a doença começou a se proliferar, já que o governo chinês adotou medidas como o bloqueio do transporte público e estradas.

O anúncio foi feito neste domingo pelo Ministério das Relações Exteriores. Segundo a pasta, assim que chegarem ao Brasil, os cidadãos deverão ser submetidos a quarentena que seguirá os procedimentos internacionais, sob orientação do Ministério da Saúde.

O plano de “resgate” é elaborado pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Força Aérea Brasileira. A ideia é fazer um voo fretado. Os detalhes da operação ainda serão divulgados.

O anúncio acontece após um grupo de brasileiros na China fazer um apelo ao governo de Jair Bolsonaro para a retirada de cidadãos do país afetado pelo surto do coronavírus. Na carta-aberta, gravada em um vídeo publicado no YouTube na manhã deste domingo (2), eles lembram as operações de evacuação já feitas por diversos países e dizem estar dispostos a passar pelo período de quarentena fora do território chinês.

Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal.

Balanço

Segundo boletim da Organização Mundial da Saúde deste domingo, o coronavírus já tem 14.557 casos confirmados em 24 países, sendo a grande maioria na China. Desse total de pacientes, 305 morreram, sendo 304 na China e, o outro, um chinês que morreu nas Filipinas.