Coronavírus já infectou quase 10 mil e matou 213 na China

Província de Hubei, considerada o epicentro do surto, soma 204 mortes e 6 mil doentes, até o momento

China proibiu circulação de trens e aviões a partir de Wuhan, procurando isolar seus 11 milhões de pessoas para conter a doença contagiosa | Imagem: Divulgação/Pixabay
Foto: Divulgação/Pixabay

O número de mortes atribuídas à epidemia viral na China aumentou para 213, com 9.692 casos confirmados, anunciaram autoridades locais nesta sexta (noite de quinta, pelo horário do Brasil).

De acordo com o último balanço, morreram nesta quinta 42 pessoas na província de Hubei, no centro do país, onde foram reportados 1,2 mil novos casos em um dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência internacional pelo novo coronavírus. Hubei soma 204 mortes e 6 mil infectados, até o momento.

Esse novo balanço sugere que o registro diário de mortos cresce continuamente apesar das medidas de segurança adotadas por toda a região de Hubei há uma semana. Também de acordo com o relatório da Comissão Nacional de Saúde da China, 1.527 pacientes seguem em estado grave e o número de suspeitas chega a 15.238. Até o momento, só 171 pessoas conseguiram se recuperar e voltar para casa.

A China vem tomado medidas extraordinárias para deter a propagação do vírus, como a quarentena de mais de 50 milhões de pessoas em Wuhan e da província de Hubei. Ao menos 19 países, além da China, já registraram cerca de 100 pessoas doentes, incluindo o primeiro caso de transmissão interna nos Estados Unidos, confirmado hoje.