RS soma 92 cidades em emergência devido à estiagem

Vila Maria e Piratini entraram para a relação. Cinco tiveram decretos homologados pelo governo estadual

Foto: Paulo Rossi / CP Memória

Mais duas cidades gaúchas decretaram situação de emergência em função da estiagem, o que eleva para 92 o total de municípios nessa situação. Vila Maria e Piratini entraram para a relação. Só uma cidade, Chuvisca, na Costa Doce, teve o decreto reconhecido pela União até o momento. Com a emergência homologada em nível estadual, Agudo, Cachoeira do Sul, Nova Palma e São Gabriel seguem esperando o reconhecimento federal. Outras 13 prefeituras relataram danos pela falta de chuva mas ainda não emitiram decreto.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a estiagem no Rio Grande do Sul deve persistir em fevereiro, com retorno organizado das chuvas a partir de março. As chuvas dos últimos dias proporcionaram melhorias localizadas, mas não alteraram a situação nas lavouras de forma substancial.

Por região, as mais afetadas até o momento foram o Vale do Rio Pardo, Centro-Serra, Central e Costa Doce. O governo estadual ressalta que os registros de emergência devem se dar por falta de água para consumo humano e prejuízos a pequenos agricultores, que tiveram a subsistência ameaçada. Uma vez decretada a situação de emergência, o prazo é de 20 dias para a cidade concluir o processo com o envio da documentação.

Uma das possibilidades, ainda, é de que o governo estadual emita um decreto de emergência coletivo afim de agilizar o socorro. A Defesa Civil estadual também distribuiu reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas – 23, até o momento. Foram emprestadas 36 unidades de Viniliq Pipa (reservatório de água móvel), com capacidade de 4,5 mil litros cada.