Adjunto vai assumir secretaria na Casa Civil após demissão do número 2 de Onyx 

Fernando Moura vai substituir Vicente Santini, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro por usar avião da FAB em viagem oficial

Reprodução TV Câmara

O atual adjunto da Secretaria-Executiva da Casa Civil, Fernando Moura, vai ser o novo secretário da Pasta. Ele sucede o número dois do ministro Onyx Lorenzoni, Vicente Santini, demitido nesta terça-feira pelo presidente Jair Bolsonaro após usar um avião da FAB para viagem oficial.

A destituição de Santini repercutiu mal dentro da Casa Civil. O número dois era visto como extremamente competente, e de perfil técnico. Pessoalmente também tinha ótimo trânsito entre colegas, subordinados e superiores. Era conhecido, ainda, como o “Bradley Cooper do Planalto”, pela semelhança física com o ator americano.

A viagem de Santini seguiu os critérios da legislação atual. Ele fazia viagem oficial substituindo o ministro Onyx, que está em férias. Irritou o presidente o fato de Santini ter feito praticamente uma viagem particular, com duas assessoras em um jato, enquanto outros ministros fizeram o mesmo deslocamento em voos comerciais, o que sai bem mais em conta. Fontes do jornal O Estado de S.Paulo estimaram o custo da viagem entre Davos, na Suíça, e Nova Delhi, na Índia, em R$ 740 mil.

As mudanças já foram confirmadas, mas ainda não publicadas no Diário Oficial da União.

Fernando Moura é mestre em Direito e Políticas Públicas, com MBA em Gestão de Negócios e especialização em Direito Público Global e Relações Internacionais.