Uber lança dispositivo de segurança com código

Ferramenta entra em funcionamento nesta terça

Foto: Tiago Medina/CP

A Uber lança nesta semana um novo dispositivo de segurança para os usuários do Brasil. Os passageiros poderão solicitar o recebimento de um código, chamado de pin, a ser enviado pela empresa. Apenas com ele o motorista consegue iniciar a viagem. A ferramenta vai ser opcional, podendo ser ativada via aplicativo.

O início da operação das viagens com códigos ocorre nesta terça-feira. Em visita ao Correio do Povo, representantes da Uber explicaram que até terça-feira da semana que vem, a novidade vai estar disponível a 100% dos usuários no país, que é o segundo maior mercado da empresa em nível mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, onde o dispositivo já está liberado.

Há cerca de cinco anos no Brasil, a Uber opera em mais de 100 cidades. Em Porto Alegre, o transporte por aplicativo começou em 2016. De lá para cá, os serviços foram expandidos para diversas cidades do interior gaúcho, como Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Patinetes

Em dezembro, a Uber começou a oferecer patinetes compartilháveis em Santos, no litoral de São Paulo. Nas próximas semanas, as patinetes da Uber também estarão disponibilizadas na capital paulista. A partir da experiência paulistana, a empresa vai avaliar a expansão no mercado brasileiro. Para Porto Alegre ainda não há data para o serviço, conforme a Uber. Na semana passada, com a saída da Grow, a Capital deixou de contar com patinetes elétricas e perdeu metade das bicicletas de aluguel.

Outro plano para o futuro também é oferecer aluguel de bicicletas elétricas. Na América Latina, a Uber oferece o serviço na Cidade do México.