Coronavírus já chega a 12 países e isola 56 milhões de pessoas na China

Austrália e Malásia registraram os primeiros casos da doença, até então desconhecida

China proibiu circulação de trens e aviões a partir de Wuhan, procurando isolar seus 11 milhões de pessoas para conter a doença contagiosa | Imagem: Divulgação/Pixabay
Foto: Divulgação/Pixabay

A Austrália e a Malásia divulgaram neste sábado que registraram os primeiros casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, que contraíram a chamada pneumonia de Wuhan, em referência à cidade da China que registra o foco do surto. Com isso, sobe para 12 o número de países que confirmaram casos da doença, até então desconhecida.

De acordo com as autoridades de saúde do estado de Victoria, na Austrália, um homem de 50 anos, identificado apenas como um turista chinês, é o primeiro infectado no país.

Já o Departamento de Saúde do estado de Nova Gales do Sul revelou ter investigado cinco possíveis casos de infecção pelo vírus 2019-nCoV, confirmando, hoje, três deles.

Os pacientes viajaram recentemente a Wuhan, e um deles teve tido contato direto com uma pessoa infectada, na China.

Na Malásia, o ministro da Saúde, Dzulkefly Ahmad, confirmou que três cidadãos chineses que entraram no país por terra, através de Cingapura, foram os primeiros pacientes da pneumonia de Wuhan a serem registrados no país.

O novo coronavírus da chamada pneumonia de Wuhan já provocou 41 mortes, entre os 1.287 infectados que foram diagnosticados na China, segundo informou a Comissão Nacional de Saúde do país de origem do surto.

Doença isola 56 milhões 

Com objetivo de conter o avanço das contaminações, o governo chinês ordenou medidas nacionais para detectar o novo vírus em trens, ônibus e aviões. Os pontos de inspeção serão instalados e todos os viajantes com sintomas de pneumonia serão “imediatamente transferidos” para um centro médico, anunciou uma declaração da Comissão Nacional de Saúde.

A China também anunciou neste sábado que estendeu o cordão sanitário imposto para impedir a propagação do novo vírus descoberto em Wuhan. A nova medida levou ao isolamento de cerca de 56 milhões de pessoas. As autoridades acrescentaram outras cinco cidades na província de Hubei (centro) às 13 em que já havia imposto o dispositivo.

Até a manhã deste sábado, 12 países já tinham casos confirmados da doença: além da China, onde o surto começou, França, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Estados Unidos, Vietnã, Arábia Saudita Taiwan, Nepal, Tailândia, Austrália e Malásia. Nos EUA, dois casos já foram confirmados e mais de 60 registros suspeitos seguem em investigação.

Brasil toma medidas de precaução

No Brasil, medidas estão sendo tomadas para impedir a disseminação do vírus. Os aeroportos brasileiros passaram a divulgar desde sexta-feira um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o coronavírus. No alerta, uma mensagem de áudio de aproximadamente 1 minuto, a Anvisa orienta os passageiros que chegaram da China e estão com sintomas como febre e tosse a procurar uma unidade de saúde.

O Ministério da Saúde descartou, durante a semana, cinco casos que foram considerados suspeitos num primeiro momento. Ainda de acordo com o ministério, só devem ser considerados suspeitos pacientes que apresentem sintomas que se enquadrem no parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), como febre, dificuldade para respirar, tosse. Além disso, é necessário que tenham viajado para a cidade chinesa de Wuhan ou tiveram contanto com pessoas com suspeita ou confirmação de infecção.