Carnaval de Rua de Porto Alegre é confirmado pela Secretaria da Cultura

Pasta conseguiu a flexibilização de regras de edital para viabilizar investimento privado

carnaval de rua
Foto: Alina Souza / CP Memória

Vai ter Carnaval de Rua em Porto Alegre. A confirmação é do secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse. Apesar de o pregão eletrônico para empresas interessadas em organizar o evento ter fechado sem nenhuma classificada, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) obteve respaldo jurídico da Procuradoria-Geral do Município (PGM) para flexibilizar exigências previstas no edital.

“A grande boa notícia é que vai ter Carnaval Oficial dos Blocos de Rua de Porto Alegre. Eu fiz dois movimentos, o primeiro foi pedir permissão para a PGM para fazer uma contratação emergencial, pois não haveria tempo hábil para fazer de outra forma. Se a PGM não validasse o pedido, não poderíamos realizar o evento”, explicou Alabarse. “A PGM deliberou que, diante do fato acontecido, a SMC poderia contratar uma produtora”, detalhou.

O segundo movimento, de acordo com Alabarse, envolveu contatar produtoras com possível interesse em organizar o Carnaval de Rua. “Das quatro, somente uma demonstrou interesse concreto em participar, porque realmente o tempo é curto e vamos correr contra o relógio”, disse. A interessada é a Opinião Produtora, que vai fazer parceria com a Impacto Vento Norte.

“Eles pediram algumas flexibilizações em relação a itens pontuais do edital, porque segundo eles é muito alto o custo. Então, mandei para a PGM todos os pontos solicitados para verificar se era viável ou não atender às solicitações da produtora”, ressaltou.

Na tarde desta sexta-feira a PGM informou que a SMC pode negociar com a produtora. “Isso significa que teremos o último capítulo dessa novela na segunda-feira de manhã, quando haverá reunião com as produtoras. A única cláusula que eu disse que era inegociável era a ajuda de custo dos blocos e foi aceita, era uma grande reivindicação dos blocos”, completou Alabarse.

Na segunda-feira, a Secretaria e as produtoras vão analisar item por item do edital, para então conseguirem definir quais serão as alterações. A ajuda de custo, para cada bloco, vai ser de R$ 3 mil. “Estarão contemplados os 24 blocos que passaram no edital de credenciamento, ou seja, todos estão mantidos no circuito”, enfatizou.

Conforme Alabarse, é preciso “aprender com esse momento”. “Temos que publicar o edital mais cedo e também não podemos fazer um edital perfeito na forma, mas que inviabiliza a realização do evento real”, declarou.

O Carnaval de Rua deve ocorrer aos sábados, domingos e feriados dentro do intervalo entre 1° de fevereiro e 8 de março. Os circuitos centralizados incluem Cidade Baixa – avenida Aureliano de Figueiredo Pinto/Praça Garibaldi, Circuito Centro Histórico e Circuito Orla – Trecho 1. Além dos circuitos centralizados, 12 regiões descentralizadas terão programação.