Bairro Farroupilha ganha novas faixas exclusivas para ônibus

Sinalização na rua Engenheiro Luiz Englert e na avenida Paulo Gama vigora a partir de segunda-feira

Foto: Luciano Lanes / PMPA

O bairro Farroupilha, em Porto Alegre, vai ganhar uma faixa exclusiva para ônibus na rua Engenheiro Luiz Englert e na avenida Paulo Gama, no entorno da Reitoria do Campus Central da Ufrgs. A sinalização, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entra em vigor na segunda-feira para os períodos entre 6h e 9h e 16h e 20h. O trecho, de 500 metros, marcado com sinalização horizontal através de faixa azul contínua, vai garantir aos usuários uma redução de dois minutos no tempo de viagem. Além disso, serão 90 mil passageiros beneficiados de 40 linhas urbanas de ônibus.

A priorização do transporte coletivo pela prefeitura vai mais do que dobrar a extensão de faixas exclusivas em Porto Alegre, beneficiando diariamente 450 mil clientes. Até março de 2020, no total, serão implantados 22 quilômetros de faixas exclusivas em 16 trechos, o que representa um aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes.

O projeto busca qualificar o sistema de transporte, reduzir os tempos de viagem, atrair mais passageiros e dar mais confiabilidade e eficiência ao serviço.

Orientação

Motoristas que necessitarem realizar embarque e desembarque de passageiros, entrar ou sair de residências, estabelecimentos comerciais ou outras vias, devem utilizar a faixa exclusiva para realizar a manobra, desde que devidamente sinalizada com a seta e apenas durante o tempo necessário.