Julgamento do caso Ronei Jr é retomado nesta terça em Charqueadas

Restam duas testemunhas de acusação e duas de defesa para serem ouvidas. Depois dessa etapa, os réus serão interrogados

julgamento
Foto: Ministério Público./Divulgação.

Começa às 9h desta terça-feira o segundo dia de julgamento do caso da morte de Ronei Jr, de 17 anos. O crime aconteceu em agosto de 2015 na cidade de Charqueadas. A vítima foi espancada e morta na saída de uma festa no Clube Tiradente. O pai dele, Ronei Wilson Faleiro, e o casal de amigos Richard Wienke e Francielle Wienke também sofreram agressões.

O júri teve início da manhã de ontem e se estendeu até a noite. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), restam duas testemunhas de acusação e duas de defesa para serem ouvidas. Depois dessa etapa, os réus serão interrogados.

Estão sendo julgados três dos nove acusados. São eles: Peterson Oliveira, Vinicius Silva e Leonardo Cunha.

Os demais júris têm datas previstas para 13 e 27 de abril. Na ocasião serão julgados Alisson Cavalheiro, Geovani Souza e Volnei Araújo, na primeira data, e Matheus Alves, Cristian Sampaio e Jhonata Hammes, na sequência.

O crime

Conforme a denúncia, o pai de Ronei Jr foi buscar o filho na festa, por volta das 5h.  O evento servia para arrecadar fundos para a formatura e o menino era um dos organizadores. Os amigos iriam de carona.

Na saída do evento, as vítimas começaram a ser agredidas com garrafadas, socos e pontapés. Na tentativa de escapar, buscaram abrigo no automóvel de Ronei Faleiro. Em determinado momento, Ronei Jr foi puxado para fora e recebeu vários golpes e garrafadas na cabeça.

O pai relatou em depoimento que inicialmente levou filho a um hospital local, mas fora orientado a conduzi-lo a Porto Alegre. O adolescente morreu quando chegavam à Santa Casa. A causa da morte foi hemorragia intracraniana e traumatismo.

A procuradoria concluiu que o ataque foi motivado por rivalidade do grupo aba reta com moradores de São Jerônimo. O alvo inicial seria Richard, que morava na cidade vizinha a Charqueadas.