Júri do caso Ronei Jr começa nesta segunda em Charqueadas

Jovem foi espancado e morto em 2015, na saída de uma festa

Começa nesta segunda-feira o júri de três dos nove acusados da morte de Ronei Faleiro Jr. O crime aconteceu em 1º de agosto de 2015, na cidade de Charqueadas. Serão julgados hoje Peterson Oliveira, Vinicius Silva e Leonardo Cunha. A previsão é de que o júri dure até três dias. Serão ouvidas as vítimas, acusados e testemunhas.

Os demais júris têm datas previstas para 13 e 27 de abril. Na ocasião serão julgados Alisson Cavalheiro, Geovani Souza e Volnei Araújo, na primeira data, e Matheus Alves, Cristian Sampaio e Jhonata Hammes, na sequência.

Ronei Jr, de 17 anos, foi espancado e morto na saída de uma festa no Clube Tiradente. O pai dele, Ronei Wilson Faleiro, e o casal de amigos Richard Wienke e Francielle Wienke também sofreram agressões.

Conforme o Ministério Público, à época dos fatos os acusados formavam o bonde da aba reta. Todos tinham entre 18 e 21 anos.

Os nove responderão pelos seguintes crimes: homicídio qualificado (meio cruel e recurso que dificultou a defesa), três tentativas de homicídio qualificado (motivo fútil – apenas em relação Richard -, meio cruel e recurso que dificultou a defesa), associação criminosa e corrupção de menores.

À exceção de Jhonata Paulino da Silva Hammes, em prisão domiciliar desde dezembro de 2015, os demais oito réus estão presos na Cadeia Pública da Capital.

O crime

Conforme a denúncia, o pai de Ronei Jr foi buscar o filho na festa, por volta das 5h.  O evento servia para arrecadar fundos para a formatura e o menino era um dos organizadores. Os amigos iriam de carona.

Na saída do evento, as vítimas começaram a ser agredidas com garrafadas, socos e pontapés. Na tentativa de escapar, buscaram abrigo no automóvel de Ronei Faleiro. Em determinado momento, Ronei Jr foi puxado para fora e recebeu vários golpes e garrafadas na cabeça.

O pai relatou em depoimento que inicialmente levou filho a um hospital local, mas fora orientado a conduzi-lo a Porto Alegre. O adolescente morreu quando chegavam à Santa Casa. A causa da morte foi hemorragia intracraniana e traumatismo.

A procuradoria concluiu que o ataque foi motivado por rivalidade do grupo aba reta com moradores de São Jerônimo. O alvo inicial seria Richard, que morava na cidade vizinha a Charqueadas.