Após erro em 6 mil notas do Enem, Sisu estende inscrições até domingo

De acordo com o presidente do Inep, notas já foram corrigidas na Página do Participante

Ministro e presidente do Inep publicaram vídeo no Twitter. Foto: Reprodução

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai receber inscrições entre amanhã e domingo, ou seja, por mais dois dias além do previsto, em função das falhas ocorridas na correção de algumas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o Twitter para fazer o anúncio, nesta segunda-feira.

O ministro afirmou que as inconsistências ocorreram em “menos de 6 mil provas” dentro das mais de 5 milhões de inscrições feitas para a prova. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, 95% dos problemas foram concentrados em quatro cidades: Alagoinhas, na Bahia, e Ituiutaba, Iturama e Viçosa, em Minas Gerais, no segundo dia de exame. De acordo com ele, as notas já foram corrigidas na Página do Participante.

“O problema basicamente foi na hora da impressão, que a máquina pulou. Então foi um problema com a impressão da prova. Não foi na hora de contabilizar. A pessoa praticamente tem uma nota inteira da segunda prova negativada (nota muito baixa),” disse Weintraub, que também negou qualquer irregularidade com a Redação.

O ministro pediu desculpas pelo “susto” e garantiu que as inscrições para o Sisu ocorrerão sem problema.

Correção

Os estudantes tiveram até as 10h de hoje para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) um pedido de revisão nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram mais de 75 mil solicitações, conforme apurou o jornal O Estado de S.Paulo.

No sábado, a autarquia do Ministério da Educação, responsável pela aplicação do Enem, informou que foram encontrados quatro casos de inconsistências na correção da segunda prova do exame. Os resultados do Enem 2019 foram divulgados na sexta-feira.

A equipe técnica do instituto identificou uma inconsistência na transmissão de dados que a gráfica envia ao Inep para processamento das notas e que era restrita a um grupo de participantes. A ocorrência gera contradições na associação entre o participante e a cor da prova, o que causa impacto na média de proficiência.