RS tem 76 casos confirmados de sarampo

Foram notificados 754 casos suspeitos referentes ao ano de 2019. Desse total, foram descartados 653, e 25 seguem em investigação, além dos já confirmados

sarampo
Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O Rio Grande do Sul registra 76 casos confirmados de sarampo, conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O informativo anterior apontava 63 pessoas com a doença. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira.

As novas confirmações são de dois adolescentes de 17 e 18 anos, residentes em Trindade do Sul, vinculados a um surto de Concórdia (SC). Em Gravataí, foram confirmados dois bebês (de um mês e seis meses) primos, além do pai de um deles (24 anos) com histórico de deslocamento para Sombrio (SC). Além destes, outros dois adolescentes de 18 anos e um jovem de 26 anos relacionados a um surto em uma escola e uma jovem de 23 anos sem vínculo com outros casos. Ainda dois jovens de 20 e 24 anos residentes em Porto Alegre e Cachoeirinha e uma mulher acima de 50 anos de Canoas.

No Estado, foram notificados 754 casos suspeitos referentes ao ano de 2019. Desse total, foram descartados 653, e 25 seguem em investigação, além dos já confirmados. Nas primeiras semanas deste ano, foram notificados 10 casos suspeitos, sendo seis descartados e quatro pendentes.

Vacinação

A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina com o componente sarampo para a população de 6 meses a 49 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado e para todos profissionais de saúde, independente da faixa-etária.

Brasil 

Em 2019, foram confirmados 18.092 casos em 24 unidades da federação. Cerca de 89% estão concentrados no estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Dos casos confirmados 13.725 foram por critério laboratorial, 11.034 permanecem em investigação.

Em relação aos óbitos, foram confirmadas 15 mortes por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e uma em Pernambuco. Seis óbitos ocorreram em menores de um ano de idade, dois em crianças com 1 ano de idade e sete óbitos em adultos maiores de 20 anos. Oito casos eram do sexo feminino e apenas dois casos apresentaram registro de vacina contra o sarampo.