Ressaca do mar surpreende veranistas no litoral Norte

Água subiu rapidamente nesta sexta e chegou a provocar corre-corre na orla de Tramandaí

Foto: Foto: Fabiano do Amaral/CP

Uma ressaca considerada fora do normal afastou os banhistas da beira do mar, nesta sexta-feira, no litoral Norte. Em Tramandaí e Imbé, as águas ultrapassaram as guaritas dos guarda-vidas e chegaram às muretas de contenção. A Marinha do Brasil emitiu aviso de ondas de até 2,5 metros nas costas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“Foi o maior susto hoje (sexta-feira) pela manhã”, recapitulou Márcio Silveira Silva, de Sapucaia do Sul, e veraneando em Tramandaí desde a quarta-feira. De acordo com o veranista, em mais de 30 anos na praia do litoral Norte, é a primeira vez que testemunha um fenômeno assim: “Foi um corre-corre, e mesmo assim a água derrubou muita gente. Foram perdidos celulares, carteiras, chaves de carros, chinelos, O mar levou tudo”, contou. “Foi necessária até a presença de uma ambulância, que encaminhou algumas pessoas para o hospital”, garantiu.

O guarda-vidas Sargento Freitas, da guarita 145, em Tramandaí, explicou que o fenômeno é proveniente de uma corrente Sul e resulta, provavelmente, de uma tempestade que ocorreu em alto mar. “No caso desta ressaca devem ser tomados cuidados principalmente com as crianças e idosos, que de forma alguma devem entrar nas águas”, alertou. “As ondas fortes e com correntes laterais podem arrastar as pessoas para o fundo. Então todo cuidado é necessário.”

Segundo ele, existe grande possibilidade de o mar prosseguir com a ressaca até o domingo. “Não é certo, mas é provável”, garantiu o sargento, lamentando ainda que muitas pessoas não atendem o apelo e insistem em entrar no mar para se banhar: “Colocamos bandeira vermelha, demos o alerta, mas nunca parece ser o suficiente”.