Porto Alegre: Defesa Civil alerta para índice extremo de radiação ultravioleta

Valor máximo é atingido exatamente ao meio-dia solar, horário de maior intensidade de radiação na Terra

Foto: Alina Souza / CP Memória

A Defesa Civil de Porto Alegre alertou hoje para o índice de radiação ultravioleta (IUV), que atingiu hoje o nível 11, considerado extremo. No fim de semana, as temperaturas podem chegar a 30ºC e, na próxima segunda-feira, a 35ºC.

“Em uma escala de 1 ao 16, o índice ultravioleta (UV) vem ficando acima de dez (extremo), conforme monitoramento realizado pelo órgão de proteção municipal”, explica o diretor-geral da Defesa Civil, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

O índice ultravioleta (IUV) é a medida da intensidade da radiação UV. O valor máximo é atingido exatamente ao meio-dia solar, horário de maior intensidade de radiação na Terra.

De acordo com prognósticos da Defesa Civil, mesmo quando as temperaturas estiverem mais amenas, os índices seguirão altos até, pelo menos, o fim de janeiro, o que exige cuidados maiores na exposição ao sol.

Recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
– Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h;
– Proteção solar (FPS) de 30 ou maior diariamente;
– Usar chapéu e camiseta;
– Observar regularmente o surgimento de pintas ou manchas suspeitas na pele;
– Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo;
– Manter bebês e crianças protegidos do sol;
– Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon são uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV conseguem ultrapassar o material.