Falta de energia e vandalismo ainda desabastecem cinco bairros de Porto Alegre

Veja lista de unidades do Dmae que entraram em processo de normalização

bairros sem água
Foto: Arquivo/CP

O retorno gradativo do fornecimento de energia elétrica para a maioria dos bairros de Porto Alegre, nesta sexta-feira, permitiu que parte das estações de bombeamento de água, paradas pela falta de luz desde a quarta-feira, tenha voltado a operar.

De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), as pontas de rede e lugares mais altos ainda podem enfrentar desabastecimento durante o dia.

Apenas a estação de bombeamento Gioconda segue sem o fornecimento de energia, o que também mantém parada a estação Baltazar de Bem. Ambas atendem moradores da Vila Jardim, Jardim Itu, Jardim Sabará e parte alta da Vila Ipiranga.

Além disso, na tentativa de retomar a operação da estação de bombeamento São José/Cota 200, que atende o bairro São José, nessa quinta, as equipes do Dmae constataram o furto de cabos de energia em um trecho enterrado, o que exige um conserto emergencial da rede, na tarde de hoje.

Veja a lista de unidades que já entraram em processo de normalização:

Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Belém Velho 2 (Belém Velho, parte da Vila Nova e parte da Restinga); Vila Castelo (afeta Restinga); Retiro da Ponta Grossa (Ponta Grossa); Balneários (Espírito Santo, Guarujá, Serraria e Vila dos Sargentos); Altos do Ipê (Aberta dos Morros); Santa Tereza 3 (Santa Tereza, Televisões e Vila Santa Rita); Praça Moema (Espírito Santo e Praça Moema); Chácara dos Bombeiros (São José e Vila Vargas); Santa Rita (Hípica); e reservatório Morro do Osso (Tristeza).

Nessa manhã, o Dmae também retomou o bombeamento da estação São Jorge 2, que atende parte da Vila Nova e Vila Amapá.