Danos em 13 torres de transmissão deixaram mais de 1 milhão de pontos sem luz, nessa quarta, no RS

Apagão durou até perto das 18h, em parte das regiões afetadas, como Porto Alegre e a Metade Sul

Aeroporto Salgado Filho foi afetado pela falta de energia | Foto: Nara Juszkevicz/Arquivo Pessoal
Aeroporto Salgado Filho, afetado pela falta de energia | Foto: Nara Juszkevicz/Arquivo Pessoal

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que estragos em 13 torres de transmissão, no litoral Sul, provocaram o apagão que deixou mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras sem energia elétrica, na tarde dessa quarta-feira, no Rio Grande do Sul. Os danos ocorreram em função de chuva forte e ventania, na região entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. De acordo com a Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE), proprietária das estruturas, cinco torres foram completamente derrubadas e oito tiveram dano parcial.

Linhas de transmissão foram desligadas, emergencialmente, o que levou a um corte de carga de 600MW, afetando, sobretudo, Porto Alegre e cidades do Sul gaúcho. A Usina Termelétrica de Candiota III teve o funcionamento comprometido e sistemas de geração de energia eólica também pararam.

Na tarde desta quinta, a CEEE confirmou que 1 milhão de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em função do ocorrido. A RGE confirmou, ainda nessa quarta, que a pane afetou outros 112 mil em nove cidades da área de abrangência da empresa: Novo Hamburgo, Parobé, Nova Hartz, Igrejinha, Taquara, Sapiranga, Araricá, Rolante e Riozinho.

Ainda de acordo com o ONS, todos os clientes tiveram a energia restabelecida, entre 15h55min e 17h46min, com o apoio de sistemas alternativos de distribuição. A Usina de Candiota voltou a operar às 21h11min e, nesta quinta, duas linhas de transmissão entre Rio Grande e Santa Vitória seguiam fora de operação.

Veja o comunicado, na íntegra:

Nota à imprensa – ocorrência no Rio Grande do Sul – 16.01.2020

Sobre a ocorrência da última quarta-feira, (15/1), no estado do Rio Grande do Sul, foi identificado que houve a queda de 13 torres de transmissão. Há informação de fortes chuvas no momento.

Em consequência, ocorreu o desligamento automático da Linha de Transmissão de 525kV Povo Novo/Marmeleiro 2, ocasionando interrupção de 29MW de carga atendida pela CEEE- Distribuição, nas cidades de Santa Vitória do Palmar e Marmeleiro do Sul, no sul do estado.

Houve também interrupção de cerca de 100 MW de geração eólica conectadas às subestações Marmeleiro 2 e Santa Vitória do Palmar 2.

Houve também o desligamento automático de linhas de transmissão de 230kV do Rio Grande do Sul e da UTE Candiota III às 15h43.

A ocorrência impactou um corte de carga de 600MW afetando, principalmente, a capital Porto Alegre e a região Sul do estado.

A normalização foi iniciada às 15h55 e, às 17h46, todas as cargas haviam sido restabelecidas.

A UTE Candiota III foi religada às 21h11.

Até o momento, a LT 525kV Povo Novo/Marmeleiro 2 e LT Marmeleiro 2/ Santa Vitória do Palmar 2 continuam indisponíveis. O agente proprietário das linhas já está tomando as providências para a recuperação das torres. 

COMUNICADO TSLE (atualização 16.01.20):

Em razão de tempestade acompanhada por fortes rajadas de vento, que atingiu a região do Litoral Sul do Rio Grande do Sul, nessa quarta-feira (15/01), foi registrado às 15h05 o desligamento emergencial da Linha de Transmissão Povo Novo – Marmeleiro 2 (525 kV), de propriedade da Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE). A tempestade comprometeu a estrutura de 13 torres de transmissão de energia. Desse total, cinco foram completamente derrubadas e outras oito estruturas foram danificadas parcialmente. O restabelecimento do fornecimento de energia foi iniciado gradativamente logo após a ocorrência por sistemas alternativos. Mais de 150 profissionais contratados pela TSLE estão sendo mobilizados para atuarem na região da Estação Ecológica do Taim, entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, nos trabalhos de recomposição das estruturas danificadas.