Polícia Civil mira criminosos que ofereciam empréstimos para empresários no RS

Grupo cobrava honorários e custos para a obtenção dos empréstimos que não se realizariam

operação empréstimos
Foto: Polícia Civil./Divulgação.

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Greed para combater crimes de estelionato e lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, uma organização criminosa oferecia serviços de linhas de créditos para empresários.

Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Santo Ângelo. A polícia está nas casas, escritórios e empresas de fachadas dos investigados.

Já foram indisponibilizados imóveis e apreendidos diversos veículos dos investigados. Os suspeitos tiveram contas bancárias bloqueadas e estão proibidos de deixar o país. Em avaliação preliminar, estão sendo constritos aproximadamente R$ 5 milhões em patrimônio do grupo. Até o momento, quatro pessoas foram presas.

Investigação

A ofensiva investiga a oferta de empréstimos, no Brasil e exterior, com a finalidade de expandir atividades negociais das vítimas, pessoas jurídicas. O grupo cobrava honorários e custos para a obtenção dos empréstimos que não se realizariam. Ao final, os criminosos enriqueciam ilicitamente.

Segundo o delegado Marcus Viafore, “os membros da organização criminosa branqueavam o capital por meio de contas bancárias de familiares, empresas de locação de automóveis, empresas de fachada e até mesmo na constituição de clínicas estéticas. O prejuízo de uma das vítimas foi no montante de mais de R$ 3 milhões”.