Motorista que atropelou mãe e filha em Porto Alegre se apresenta à Polícia

Acidente vitimou Brenda Gabriele Vargas Carrales, de 19 anos. A mãe dela, Cátia Silene Vargas Moreira, de 42 anos, teve fratura nas duas pernas

atropelou atropelamento
Foto: Álvaro Grohmann./ Correio do Povo.

O condutor que atropelou mãe e filha no cruzamento da avenida Oscar Pereira com a rua Aparício Borges, no bairro Glória, na zona Sul de Porto Alegre, se apresentou a polícia na noite dessa terça-feira. O homem, motorista de aplicativo, prestou depoimento e foi liberado. Ele alegou que se assustou, por isso fugiu do local. Como não ocorreu prisão em flagrante, ele deve responder em liberdade.

Conforme o delegado Carlo Butarelli, “ele é um rapaz jovem, não tem passagem pela polícia, não tem envolvimento com crimes. Ele alugava o carro para trabalhar como motorista de aplicativo. A carteira de habilitação dele está em dia, não tem restrição. Sobre questão de embriaguez, não vamos ter como comprovar, já que ele fugiu do local e se apresentou 24 horas depois”.

Sobre a fuga do local, Butarelli salienta que “a pessoa que não é envolvida em crime se assusta quando comete alguma coisa. Esse rapaz nunca se envolveu em nada. É diferente de um individuo que vai matar e já sabe o que vai fazer depois. Ele se apavorou com a circunstância”.

Em relação à velocidade do carro, o delegado conversou com peritos e vão tentar fazer o minuto a minuto pelo deslocamento do carro, pela projeção de onde foi o acidente e onde o corpo da vítima foi projetado. “Não teremos uma velocidade precisa, mas aproximada”, pondera.

O acidente

No acidente, Cátia Silene Vargas Moreira, de 42 anos, teve fratura nas duas pernas. A filha, Brenda Gabriele Vargas Carrales, de 19 anos, morreu no local. Uma câmera de monitoramento registrou o atropelamento. Os agentes da Delegacia de Crimes de Trânsito seguem buscando outras imagens de câmeras existentes na região.

Mãe e filha saíam de uma escola, onde a jovem havia recebido uma bolsa de estudo. Ambas faziam o retorno para casa após a matrícula. Acionada, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a mãe ao Hospital de Pronto Socorro, onde ficou internada.

O velório de Brenda acontece nesta manhã, no Cemitério São Miguel e Almas. O enterro está previsto para as 11h30.

Investigações

O inquérito vai analisar a situação de mãe e filha no momento do atropelamento, a indicação do sinal do semáforo no instante do acidente, a presença de faixa de pedestre no local e as condições do carro, localizado na manhã de ontem na rua Rita Barem, na zona Leste de Porto Alegre. O carro pertence a uma locadora de veículos e é emplacado em Belo Horizonte (MG).

A perícia no local do acidente e no carro já foram realizadas. O delegado agora vai ouvir a mãe da vítima fatal. Sobre as acusações, ele salienta que, preliminarmente, deve ser de homicídio culposo (sem intenção de matar) com imperícia e negligência e agravantes de fuga e omissão de socorro.