Falta de energia elétrica atinge parte do RS

CEEE e RGE dizem que instabilidade externa causou apagão. ONS confirmou desligamento emergencial de duas linhas de transmissão

Aeroporto Salgado Filho foi afetado pela falta de energia | Foto: Nara Juszkevicz/Arquivo Pessoal
Aeroporto Salgado Filho, afetado pela falta de energia | Foto: Nara Juszkevicz/Arquivo Pessoal

Diversos bairros de Porto Alegre e municípios do Interior gaúcho registraram um apagão de cerca de meia hora, perto das 15h45min desta quarta-feira. A queda de luz afetou serviços no Aeroporto Salgado Filho, no CT do Grêmio, na Estação Rodoviária de Porto Alegre, na Trensurb e em alguns hospitais da cidade. Às 17h20min, a CEEE informou que a falta de energia persitia, de forma isolada, para parte do município de Santa Vitória do Palmar, no litoral Sul.

Mais cedo, ouvintes da Rádio Guaíba citaram problemas em bairros como Floresta, Azenha, Passo das Pedras, Restinga, Hípica, Rubem Berta, Jardim Leopoldina Belém Novo, Ipanema, Anchieta, Glória, Cristo Redentor, Santa Tereza, São João e Higienópolis. Cidades da Região Metropolitana, como Esteio, Alvorada e Viamão, além de Pelotas, também foram afetadas na área da CEEE, conforme moradores.

Instabilidade afetou transmissão de energia 

Às 16h51min a CEEE afirmou que uma instabilidade no sistema elétrico afetou a transmissão de energia em diversos pontos do Rio Grande do Sul. O problema ocorreu fora da área de atuação da companhia, segundo o comunicado. A CEEE-GT, que entrega energia às distribuidoras, informou estar concluindo a recomposição das subestações e apurando a abrangência da queda de luz.

Parte da zona Leste ainda sem luz

Na subestação Porto Alegre 12, na avenida Senador Tarso Dutra, uma equipe de manutenção trabalhou para corrigir um defeito que desabasteceu 18 mil clientes em Porto Alegre. Um curto-circuito causou princípio de incêndio, controlado em seguida. Perto das 17h40min, a luz voltou para a região afetada, nas imediações do bairro Jardim Botânico. Ainda não há como confirmar se as avarias na subestação foram provocadas pela instabilidade do sistema.

RGE também calcula impacto

A RGE informou que também registrou falta de luz em parte das áreas de concessão, embora não tenha divulgado o número de clientes sem o serviço. Moradores relataram desabastecimento em cidades como Sapiranga, Parobé, Igrejinha e Santa Cruz do Sul.

A empresa também relata que a interrupção se deu por causa externa ao sistema de distribuição. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), duas linhas do sistema de transmissão que atendem o Rio Grande do Sul foram desligadas, emergencialmente.

As cargas vêm sendo restabelecidas gradativamente, conforme a RGE, que disse aguardar “mais informações do ONS quanto as possíveis causas do ocorrido”.

Acidente com avião

Já no Noroeste gaúcho, um avião agrícola atingiu a rede de transmissão da CEEE entre Entre Ijuí e Salto do Jacuí. A companhia garante que segue fornecendo energia para as duas cidades, apesar da avaria. Nesses municípios, a distribuição fica a cargo da RGE.

Aeroporto e trens e policiamento

A Fraport, que administra Aeroporto Salgado Filho, disse que o problema afetou o terminal por 10 minutos. Em seguida, os geradores do local supriram a falta de luz.

A queda de energia também afetou os serviços da Trensurb. Às 16h46min, a empresa comunicou a operação dos trens em velocidade reduzida nos dois sentidos da ferrovia. O problema elétrico também impede injeção de mais veículos na linha, prejudicando a prestação de serviços no horário de pico.

O atendimento telefônico da Polícia Rodoviária Federal, pelo número 191, ficou fora do ar, até perto das 17h15min. Quem necessitou do auxílio da corporação teve de procurar a PRF pelo telefone (51) 99113-5201.