CEEE: sobe para 200 mil número de consumidores sem luz em Porto Alegre

No Interior, RGE ainda não quantifica total de clientes sem o serviço

Foto: Ricardo Giusti/CP

A CEEE e a RGE confirmaram que os temporais do fim da tarde desta quarta-feira farão com que milhares de clientes no Rio Grande do Sul entrem a madrugada de quinta ainda sem luz nas duas áreas de concessão.

Avarias provocadas pelos temporais contribuíram para elevar de 130 mil para 200 mil, no fim da noite, o total de consumidores sem o serviço, só em Porto Alegre. A zona Sul registra o maior número de ocorrências, com quedas de árvores e galhos sobre a rede. Nessa parte da cidade, a MetSul Meteorologia estima que a velocidade do vento tenha superado 100km/h, perto das 17h.

Não há registro de falta de luz generalizada em outras cidades atendidas pela CEEE. A concessionária não dá previsão para o restabelecimento do sistema, mas garante que as equipes seguirão em campo, durante as primeiras horas do dia. O próximo boletim só deve ser emitido às 7h.

Na região atendida pela RGE, a maioria dos problemas se concentra em municípios da Fronteira Oeste, como Uruguaiana e Alegrete, mas em quase todas as áreas há registro de desabastecimento, exceto em cidades mais ao Norte, perto da divisa com Santa Catarina.

Temporal veio após apagão

Mais cedo, uma instabilidade no sistema elétrico, de razões ainda não esclarecidas, provocou um apagão em parte do território gaúcho. A CEEE ainda desconhece o número de clientes atingidos pela pane, que durou, em média, cerca de meia hora. Em Porto Alegre, um segundo incidente deixou 18 mil sem energia na zona Leste da cidade, depois de um curto circuito em uma rede de transmissão na avenida Tarso Dutra, que fica no bairro Jardim Botânico. Ainda não há como afirmar se há relação entre as duas situações.

Já a RGE confirmou que teve 112 mil desabastecidos em razão do apagão, em nove cidades: Novo Hamburgo, Parobé, Nova Hartz, Igrejinha, Taquara, Sapiranga, Araricá, Rolante e Riozinho.

Depois do restabelecimento do serviço – exceto em Santa Vitória do Palmar, onde uma torre de transmissão da CEEE caiu e mais cinco sofreram avarias -, ventos e descargas atmosféricas se espalharam pelo Rio Grande do Sul, ampliando o prejuízo.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), duas linhas do sistema de transmissão que atendem ao Rio Grande do Sul pararam de funcionar, com a consequente atuação do Esquema de Controle de Emergência.

Em nota, o ONS reconheceu que às 15h43min registrou uma interrupção de carga equivalente a 600 MW no RS. Conforme o órgão, a situação se normalizou entre 15h55min e 17h46min. As causas da ocorrência seguem sob investigação.