Em busca de economia de energia, UFRGS tem horário especial de funcionamento a partir desta segunda

Até 28 de fevereiro, expediente da Universidade será das 7h30 às 13h30

Foto: Guilherme Testa/Arquivo/Correio do Povo

Visando economizar o consumo de energia elétrica em um período em que há redução das atividades, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) adota um horário especial de funcionamento a partir desta segunda-feira. Até o dia 28 de fevereiro, o expediente será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ininterruptamente. No Colégio de Aplicação, em função de seu calendário acadêmico, o horário especial encerra-se no dia 17 de fevereiro.

O horário foi estabelecido pela portaria 10.007, assinada pelo reitor Rui Vicente Oppermann em 6 de novembro de 2019. A medida repete a iniciativa adotada no último verão na Universidade, quando houve comprovada economia de energia elétrica, e segue decisões semelhantes empregadas em diversas instituições públicas no País, fundamentadas nos princípios de economicidade e de eficiência na gestão.

A portaria contém as orientações aos servidores sobre a compensação das horas não trabalhadas. O horário especial não se aplica às atribuições consideradas essenciais para o funcionamento da Universidade, a critério das Direções das Unidades e dos Órgãos da Administração Central, especialmente as relacionadas ao processo de matrícula dos estudantes.

RUs têm funcionamento especial no período não letivo

Os restaurantes universitários dos campi Centro (RU 01), Saúde (RU 02), Agronomia (RU 04), Esefid (RU 05) e Vale-Bloco IV (RU 06) também terão horário diferenciado durante o período não letivo. O funcionamento dos RUs foi estabelecido nesses períodos priorizando o atendimento aos moradores das casas de estudantes.

No período entre 13 de janeiro e 28 de fevereiro, os restaurantes universitários dos campi Esefid (RU 05) e Vale-Bloco IV (RU 06) irão servir somente almoços. Os demais locais seguem com atendimento normal.