Após ficar fechada por 2 anos e meio, nova unidade de saúde Morro dos Sargentos é inaugurada em Porto Alegre

Estimativa é que 5 mil pessoas sejam atendidas

Foto: PMPA / Divulgação

Fechada desde julho de 2017, a comunidade do bairro Serraria, na zona Sul da Capital, volta a contar com a Unidade de Saúde Morro dos Sargentos. A partir desta sexta-feira, a população pode utilizar a nova estrutura que fica localizada na esquina das ruas Argemiro Ogando Corrêa e Geralda dos Santos Moreira.

As obras tiveram início no dia 21 de fevereiro de 2019 e foram concluídas em dezembro do mesmo ano. O investimento total foi de R$ 1,4 milhão oriundos do Fundo Municipal da Saúde. Estima-se que serão 5 mil pessoas atendidas no posto, que já teve início com recursos humanos da Associação Hospitalar Vila Nova. O atendimento na unidade será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo o secretário de Saúde da Capital, Pablo Stürmer, o novo posto terá uma estrutura mais adequada com espaço para equipes de saúde da família e saúde bucal. “É uma estrutura totalmente nova em um terreno apropriado. Tem espaço para duas equipes de saúde da família e saúde bucal. Vai ser operada pela Associação Hospitalar Vila Nova dentro desse termo de parceria. Então é um ganho importante para a comunidade”, afirma o secretário.

O terreno onde a nova unidade foi construída pertencia ao Exército. Para instalar o posto, a prefeitura da Capital fez uma parceria com a corporação. Em contrapartida, o Executivo ergueu um muro junto ao terreno.

A Unidade de Saúde Morro dos Sargentos foi fechada definitivamente em função da violência da região. Um episódio de tiroteio fez com que a unidade fosse fechada em diversos momentos. Durante o tempo que a unidade Morro dos Sargentos esteve fechada, o posto mais próximo para os moradores foi a Unidade Básica Guarujá. Uma unidade móvel de saúde da Secretaria de Saúde também chegou a atender a comunidade.