Farmácia do Estado deve mudar de local, com Prefeitura assumindo gestão

Prédio na Borges de Medeiros atende 24 mil pessoas por mês

Foto: Guilherme Almeida/CP

A transferência de gestão da Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado, para a Prefeitura de Porto Alegre, pautou uma reunião realizada hoje entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o secretário de Saúde da Capital, Pablo Stürmer. Um estudo sobre o assunto está em andamento.

A proposta discutida passa pela alteração de endereço da Farmácia, hoje localizada na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, no Centro. Além de uma readequação da futura estrutura, a escolha do novo local deve atender a critérios de acesso fácil por transporte público e acessibilidade, na mesma zona da cidade onde a unidade funciona atualmente. Por mês, a Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado atende a 24 mil usuários em Porto Alegre.

O próximo passo é a elaboração do convênio para essa finalidade, pelos técnicos do Estado e do Município, prevendo as questões de financiamento para implantação e custeio.

Em 2019, um processo semelhante envolveu a Secretaria da Saúde e a Prefeitura de Santa Maria, que assumiu a gestão da farmácia no município. Porto Alegre mantém hoje a última farmácia pública ainda sob gestão estadual.