O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) confirmou nesta manhã que espera concluir a remoção das famílias da Vila Nazareth, na zona Norte da Capital, até maio. Hoje, o Departamento iniciou mais uma etapa das realocações, com a mudança de 514 famílias para o Loteamento Irmãos Maristas. As mudanças são custeadas pela Fraport, concessionária que administra o aeroporto Salgado Filho, já que o local precisa ser desapropriado para dar continuidade às obras de ampliação da pista de pousos e decolagens.
Ao todo, 936 famílias vão morar no novo local. As unidades são liberadas à medida em que os contratos são assinados junto à Caixa Econômica Federal. Conforme o superintendente de ação social e cooperativismo do Demhab, Emerson Correa, ao final da transferência voluntária das famílias, haverá audiências para buscar uma conciliação. “Não chega a 60 famílias, e não afeta a expansão, já que as obras já estão em andamento ali”, disse.
Depois desta etapa, restarão cerca de 400 famílias na Vila Nazareth.
Obra de ampliação
A Fraport, que venceu a licitação para explorar o Salgado Filho pelos próximos 25 anos a contar de março de 2017, vai garantir a ampliação da pista em 920 metros, o que permite o recebimento de aeronaves de maior porte. Pelo contrato, a obra deve durar até 52 meses, devendo ser entregue, no máximo, em 2021. A concessionária garante que um total de 63% da obra já foi concluído e que o cronograma, hoje, está mantido.
Em 1º de abril de 2019 foi entregue a área expandida do terminal 1, com nova área de check-in, embarque e desembarque.