Águas vivas: bombeiros prometem renovar estoque de vinagre até o fim da semana no litoral

Até esta terça-feira, foram registrados 39.956 casos de pessoas com lesões

águas-vivas litoral
Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

O Corpo de Bombeiros confirmou que, até o fim da semana, renova o estoque de vinagre em guaritas do litoral Norte. O produto alivia queimaduras provocadas pelo contato de banhistas com águas-vivas, desde o início da temporada. Em 30 de dezembro, os guarda-vidas informaram que mil litros de vinagre, adquiridos para a operação RS Verão Total, já haviam se esgotado. Mais mil litros foram comprados e devem ser entregues nas praias gaúchas. Até esta terça, foram registrados 39.956 casos de pessoas com lesões.

Segundo o major Isandré Antunes, que responde pela operação, foi o primeiro ano em que a corporação adquiriu o produto, a fim de agilizar o socorro. Por conta do número elevado de pessoas lesionadas, a corporação precisou abrir uma segunda licitação.

Conforme o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), da Ufrgs, é comum a presença de águas vivas no litoral gaúcho. Por serem animais tropicais, elas se reproduzem em águas quentes. É impossível, contudo, apontar se há maior presença deles nas águas; o elevado número de queimadores até o momento pode ser associado, sobretudo, à maior presença de banhistas na água, o que aumenta a probabilidade de lesões.

Conforme o major Antunes, somente na época das festas de fim de ano e, principalmente no réveillon, mais de dois milhões de pessoas estiveram no litoral Norte, o que consequentemente, aumentou o número de pedidos de auxílio. Com menos banhistas na orla, a média de ocorrências baixou após a virada do ano: em cinco dias, foram cerca 1,7 mil ocorrências.