Trump declara que nunca vai permitir que Irã tenha arma nuclear

Declaração, via Twitter, ocorre um dia depois de Teerã anunciar a decisão de ignorar os limites impostos ao programa de enriquecimento de urânio

Presidente dos EUA, Donald Trump usou o Twitter para se manifestar | Foto: Jim Bourg/Reprodução/ABr
Foto: Jim Bourg / Reprodução/ABr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que não vai permitir que o Irã tenha armas nucleares. A declaração, via Twitter, ocorre um dia depois de Teerã anunciar a decisão de ignorar os limites impostos ao programa de enriquecimento de urânio. “O Irã nunca vai ter a bomba nuclear”, escreveu Trump, em letras maiúsculas, no fim da manhã, pelo horário local.

Os Estados Unidos se retiraram em 2018 de um acordo nuclear alcançado em 2015 entre a República Islâmica e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia), além da Alemanha. As tensões entre os dois países aumentaram na semana passada, quando um ataque de drones dos Estados Unidos em Bagdá matou Qassem Soleimani, chefe da Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana.

Enquanto o Irã ameaçou retaliar o assassinato, Trump alertou que os Estados Unidos atacarão “com muita força e rapidez” cerca de 52 alvos iranianos se a República islâmica atacar o pessoal ou bens do país. Uma multidão enorme participou nesta segunda-feira no funeral do comandante de 62 anos, enquanto no vizinho Iraque, o parlamento votou pela expulsão de cerca de 5,2 mil soldados americanos posicionados na região.