Grêmio pode fechar a contratação de um goleiro nesta semana

Vanderlei é o favorito para ser anunciado como goleiro do Grêmio e tem chances de vir para a Arena por empréstimo.

Vanderlei poderá ser anunciado ao longo desta semana pelo Grêmio | Foto: Ivan Storti/Santos FC
Vanderlei poderá ser anunciado ao longo desta semana pelo Grêmio | Foto: Ivan Storti/Santos FC

Muitas contratações devem ser definidas pela direção do Grêmio nesta semana, que marca o reinício dos treinos para quarta-feira. Um dos negócios que podem ser fechados é com um goleiro, posição tida como prioritária para reforços. Não é de hoje que o Grêmio monitora a situação de Vanderlei, goleiro que tinha status de ídolo no Santos e virou reserva. O novo técnico do clube paulista, Jesualdo Ferreira, deu a entender que Everson, trazido do Ceará a pedido de Jorge Sampaoli, seguirá como titular, o que motiva Vanderlei a deixar a Vila Belmiro. Muitos clubes demonstraram interesse, mas o Grêmio é o favorito.

Segundo a imprensa paulista, o Grêmio gostaria de trazer Vanderlei por empréstimo, mas o contrato dele com o Santos termina em dezembro de 2020, o que pode dificultar esse tipo de negócio. O empresário de Vanderlei é esperado de volta ao Brasil hoje, e a definição pode acontecer nos próximos dias.

O jogador de 35 anos participou de 23 partidas ao longo de 2019, com Sampaoli. Ele foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão de 2017 e estabeleceu um recorde no clube, ao ficar 746 minutos sem tomar gol. Outro nome sondado para o gol é o de Campaña, uruguaio de 30 anos do Independiente, da Argentina. A multa rescisória é de US$ 3,5 milhões.

Outros negócios

Em outras frentes, o Grêmio está próximo de contratar o lateral-esquerdo e meia Caio Henrique, que se destacou no Fluminense. Um documento da Espanha (o jogador pertence ao Atlético de Madrid) impede o anúncio. Para o ataque, o Tricolor tenta um empréstimo de Pedro, da Fiorentina. E o lateral-direito Edilson falou abertamente a uma rádio mineira que tentará se liberar do Cruzeiro para voltar ao Grêmio. Em Porto Alegre, porém, esse retorno está longe de ser uma unanimidade.