O Detran gaúcho anunciou que o seguro DPVAT poderá ser pago a partir de hoje diretamente na rede bancária. Não houve tempo hábil para a emissão das novas guias. Por isso, o órgão solicita que os proprietários apresentem a placa do veículo e o número do Renavam para efetuar o pagamento nos bancos. O governo do Estado credenciou o Banrisul, Banco do Brasil, Sicredi, Bradesco e Santander, além das lotéricas da Caixa para a quitação da taxa.
Decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, suspendeu a redução nos valores do DPVAT. Desta forma, segue valendo a tabela de preços vigente desde 2019. Carros pagam a taxa mais baixa, de R$ 16,21; enquanto motocicletas pagam R$ 84,58.
No Rio Grande do Sul, o seguro DPVAT tem vencimento entre os dias 1º e 27 de abril, conforme o final da placa do veículo (de um a zero, em ordem crescente). Já o IPVA, em cota única, pode ser pago até o dia 31 de março, para todas as placas. Somente após a quitação desses valores, mais eventuais multas e pendências, o veículo estará licenciado para o exercício 2020 e será emitido o documento de licenciamento (CRLV).