Emergência pediátrica SUS da Santa Casa restringe atendimento

A partir de hoje, o local passa a atender exclusivamente pacientes graves encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde

Emergência pediátrica SUS da Santa Casa restringe atendimento. Foto: Alina Souza/CP

A partir desta segunda-feira, a Emergência Pediátrica SUS do Hospital da Criança Santo Antônio passa a atender exclusivamente pacientes que caracterizem casos graves encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os demais serão indicados a buscar outros serviços. A medida é necessária em função de obras de modernização do SUS no hospital.

Serão remodeladas as seguintes áreas SUS do hospital pediátrico: ambulatórios (térreo), UTI e unidades de internação de múltiplas especialidades (4º andar), unidade de internação de múltiplas especialidades (5º andar), unidades de internações cardiológica, oncológica e de outras especialidades (6º andar). O tempo estimado de execução das obras é de 24 meses.

Para a efetivação de todas estas obras, mantendo-se o hospital em pleno funcionamento, é necessário regular o acesso ao setor de emergência SUS. Conforme a instituição, serão priorizados leitos de internação para pacientes graves e de alta complexidade, não disponíveis em outras unidades de saúde.

Obra

Conforme a Santa Casa, os projetos de engenharia e licitações estão em tramitação desde 2017 e foram recentemente aprovados pela Caixa Econômica Federal. O investimento está orçado em R$ 10.641.000 e as obras serão executadas pela empresa Ducatti Engenharia Ltda.