Geraldo Flach – O Mestre do piano.

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Geraldo Flach foi um dos maiores pianistas do Estado, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro.Estudou piano erudito desde os cinco até os vinte anos de idade, tendo como mestres os maestros Max Brückner e Roberto Eggers, e a pianista Zuleika Rosa Guedes.

Iniciou sua carreira profissional aos quatorze anos de idade, tocando em conjuntos de baile e, na década de 1960, formou um trio de piano, baixo e bateria, fazendo várias apresentações, além de ter um programa próprio na TV Piratini.

Atuou em vários movimentos musicais, entre os quais a Frente Popular Gaúcha de Música Popular e a Musica Nossa, no Rio de Janeiro. Atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira e fez muitos recitais no Brasil e exterior, além de gravar vários discos e receber premiações, direcionando sua música para o terreno popular.


Na década de 1960, formou um trio (piano, baixo e bateria), com o qual se apresentou em vários espaços. Nessa época, teve um programa próprio na Televisão Piratini (RS), apresentado aos sábados à tarde. .

Em 1964, recebeu prêmio de Melhor Solista no II Festival de Jazz e Bossa Nova, evento de caráter nacional.

Como compositor, participou dos principais festivais nacionais inclusive sendo vencedor aqui no Rio Grande do Sul da VIII Califórnia da Canção Nativa (Uruguaiana/1978), com “Sementes de Pedra” .

Atuou em vários movimentos musicais, entre os quais “Frente Popular Gaúcha de Música Popular” e “MusicaNossa”, no Rio de Janeiro.

Em 1990, foi contemplado com o prêmio Instrumentista da Década.

Em 1992 gravou, em parceria com Luiz Carlos Borges, o disco instrumental “Geraldo Flach & Luiz Carlos Borges”, que incluiu no repertório suas composições “Velhos amigos”, “Maxixorô” e “Milonga para Joe Girassol”, além de “A dança do louco”, “Canción de la pasión”, “La rota del Nino” e “Prosa de galpão (para tio Bilia)”, todas de Luiz Carlos Borges, “Fotografia” (Luiz Carlos Borges e Beto Bollo), e também “O milagre de Dorotéia”, parceria dos dois artistas.

Em 1995 recebeu o Prêmio Açorianos, na categoria Melhor Instrumentista.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções vários artistas, como Elis Regina, Taiguara, Berê, Emílio Santiago, Eduardo Conde, Jerônimo Jardim, Lomma, Lúcia Helena, Suzana Bello, Clóviz Bonfim e Renato Borghetti

Geraldo Flach faleceu em três de janeiro de 2011, vítima de câncer, no Hospital Mãe de Deus, aos 65 anos de idade

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile