Renato Portaluppi diz que deixou uma lista de indicações para Bolzan

Técnico afirma que não é fácil contratar, mas que a direção irá ao mercado para reforçar o grupo de jogadores

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Em férias no Rio de Janeiro, Renato Portaluppi aproveitou para participar do Jogo das Estrelas 2019, organizado pelo craque Zico. Depois do amistoso, que contou com 62 mil espectadores no Maracanã, ele afirmou que aguarda pelas contratações e que deixou uma lista de indicações para a direção gremista. Até o momento, o Grêmio anunciou o acerto de um só reforço: Victor Ferraz, que estava no Santos.

“Deixei uma lista de nomes para o presidente, e na medida das nossas possibilidades financeiras, ele vai fazer as contratações para reforçar o nosso grupo e poder brigar com outros clubes. Infelizmente, não temos o poder aquisitivo de um Flamengo ou de um Palmeiras, mas vamos continuar fortes em 2020”, enfatizou o técnico gremista, que vai para a sua quinta temporada consecutiva no cargo.

Renato também lembrou que ainda existe a possibilidade de o clube vender algum dos seus titulares. “Alguém sempre pode sair. Então, é bom estar preparado”.

O Grêmio, que em 2019 conquistou apenas o título gaúcho, busca reposições para todos o setores da equipe. A única exceção é a zaga, que tem, além da dupla de titulares Pedro Geromel e Kannemann, boas opções como David Braz e Paulo Miranda, além do jovem Rodrigues.

“Não vou revelar os nomes, não falo em jogador antes de ser contratado, mas isso é normal no futebol. Há jogadores que saem, outros que chegam. Sabemos que não é fácil contratar. Isso acontece em todos os anos”, continuou o treinador.

Os nomes tratados até este momento são dos volantes Lucas Silva, que estava no Cruzeiro, e Carlos Sánchez, do Santos, o meia Raphael Veiga, do Palmeiras, e o lateral-esquerdo Caio Henrique, que está no Fluminense. No caso do último, o principal concorrente do Grêmio é o próprio Fluminense, cujo novo técnico, Odair Hellmann, busca a renovação do empréstimo do Atlético de Madrid.

Além de trazer reforços, os dirigentes gremistas procuram opções de negócios para jogadores que pertencem ao clube mas não estão nos planos para a próxima temporada.

Os exemplos mais emblemáticos são os centroavantes Diego Tardelli e André, que possuem altos salários, mas não tiveram rendimento adequado em 2019 e entraram em rota de colisão com a torcida. Porém, ambos têm contratos em vigor com o Grêmio até 31 de dezembro de 2021.

Como só estreia na Libertadores em março, o Grêmio começa a sua pré-temporada em 9 de janeiro. O primeiro compromisso oficial da equipe gremista ocorre menos de duas semanas mais tarde, no dia 22, contra o Caxias, pelo Campeonato Gaúcho. O Grêmio faz seu primeiro jogo no torneio sul-americano contra o América, na Colômbia, em 3 de março.