Para diminuir o acúmulo de lixo na festa da virada na orla do Guaíba em 2020, a Prefeitura Municipal reforçou a equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) a fim de garantir a limpeza do local. Neste ano, serão disponibilizados 50 tonéis em todo o espaço do evento, 25 a mais que em 2019. Além disso, pela primeira vez, serão disponibilizados 30 contêineres da coleta automatizada (aqueles cinzas) no canteiro central da avenida Presidente João Goulart. São esperadas 140 mil pessoas para celebrar a virada de ano nas margens do Guaíba. O evento ocorre das 18h às 2h.
No dia 1º de janeiro, pelo menos 40 garis – 10 a mais que em 2019 – realizarão a limpeza da Orla Moacyr Scliar a partir das 6h30. Para a limpeza de outros bairros, como a Cidade Baixa, 20 garis atuarão a partir das 8h. Na edição passada, duas toneladas de lixo foram recolhidas da orla em Porto Alegre após festa de réveillon. Conforme a Prefeitura, foram recolhidos 500 sacos de lixo. Trinta garis trabalharam na limpeza das 8h ao meio-dia desta terça (1).
Além do reforço das equipes de limpeza, o coordenador do Réveillon 2020 – PoA pra Frente, secretário de Cultura, Luciano Alabarse, também fez um apelo para que a população descarte os resíduos de forma correta para auxiliar os trabalhos de coleta dos garis no dia seguinte.
“Este ano eu queria fazer uma campanha para que famílias, além dos seus espumantes e comidas, também levassem um saquinho de lixo e colocassem o seu lixo dentro deste saquinho para ajudar a limpeza do local”, destaca.
A Orla Moacyr Scliar é adotada pela Uber, que tem como responsabilidade a manutenção do espaço. No entanto, devido às festividades no local, a Prefeitura fará a limpeza. Além dos tonéis e contêineres extras, colocados especialmente para o evento, o Trecho I da Orla já conta com 50 lixeiras duplas (uma com 40 e outra com 20 litros de capacidade), acrescidas de dez contentores triplos extras (com capacidade de até 240 litros cada) aos finais de semana.